O que é melasma?
- Gabriela Carboni
- 26 de jan. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 12 de mar. de 2018
O que é melasma?
Melasma se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras na pele, causado pela superprodução do pigmento melanina. As manchas têm formatos irregulares e bem definidos, sendo geralmente simétricas (iguais nos dois lados). Afeta mais frequentemente as mulheres, podendo ser visto também em homens. Surgem principalmente nas regiões malares (maçãs do rosto), na testa, nariz e lábio superior. O melasma causa impacto negativo sobre a autoestima e qualidade de vida das pessoas.

Por que ele surge?
A predisposição genética e exposição à luz ultravioleta e, até mesmo, à luz visível são os fatores mais relevantes para o surgimento das manchas. Outros fatores podem funcionar como gatilho ou agravar o quadro, tais como: gravidez, uso de anticoncepcionais, reposição hormonal.
Como pode ser resolvido?
Não existe uma opção definitiva para o clareamento de melasma. O resultado do tratamento depende de uma estratégia terapêutica. Os tratamentos indicados são: peelings, microagulhamento, cremes clareadores e proteção solar. Também é recomendado o uso de substâncias (clareadoras e antioxidantes) por via oral para potencializar os efeitos do tratamento, ajudando no clareamento das manchas e prevenindo os efeitos danosos de radicais livres sobre as células da pele. É importante salientar que o tratamento do melasma sempre prevê um conjunto de medidas para clarear, estabilizar e impedir que o pigmento volte.
Como o tratamento funciona?
Os peelings provocam a descamação das camadas da pele, promovendo sua renovação, o que traz uma coloração mais uniforme.
Os microcanais causados pelo microagulhamento irão aumentar a permeabilidade de ativos na pele, assim podemos aplicar substâncias clareadoras.
Quais resultados posso esperar?
É uma condição crônica, não tem cura e com tendência a recidivas. O sucesso do tratamento depende de uma estratégia terapêutica adequada e do comprometimento do paciente. Os resultados são satisfatórios quando o tratamento é seguidos corretamente pelo paciente.
Dicas para quem tem melasma:
- Use filtro solar todos os dias e lembre da reaplicação;
- Evite a exposição excessiva ao sol e ao calor;
- Resfrie a pele sempre que necessário: a aplicação da água termal é uma ótima alternativa;
Utilize proteções físicas, como chapéu e guarda-sol
コメント